O que importa para você?

15 de junho de 2021

O movimento que surgiu com o Healthcare Improvement Scotland “What matters to you?” , em português: O que importa para você?, se multiplicou e ganhou a adesão de centros de referência e clínicas especializadas parceiras do Planetree Brasil 

 

Primeiramente, criar esforços para ouvir e se conectar profundamente com os outros. Isso faz uma enorme diferença na vida e nas histórias das pessoas que estão sob os cuidados médicos. E a iniciativa “O que importa para você?” vem falar desta entrega inspiradora. Ao passo que envolve o esforço dos profissionais para que a assistência e os cuidados ao longo do tratamento possam construir sempre a melhor experiência para o paciente.

Todos os anos, no dia 06 de junho, a data ganha relevância. E a importância dessa mensagem se amplifica pelo engajamento de inúmeras instituições em vários cantos do mundo, e ecoa numa só voz.

O movimento que surgiu com o Healthcare Improvement Scotland “What matters to you?”, tem como principal objetivo colocar em prática o propósito de estimular conversas mais significativas. Sejam elas, entre profissionais de saúde e pacientes, ajudando a aprimorar o cuidado oferecido. Por exemplo, para se ter ideia da magnitude de ações como esta fizemos em uma rápida enquete. No perfil no Instagram do Planetree Brasil perguntamos como era a experiência de cuidados em saúde das pessoas. O impressionante número de mais de 80% dos participantes responderam que nunca haviam sidos questionados sobre a pergunta: O que importa para você?.

“O dia é uma oportunidade para parar, e pensar um pouco mais. Sobre como estamos ouvindo, quem também estamos ouvindo e o que estamos fazendo como resultado”. Explica a Planetree Fellow e consultora no Escritório Planetree, Pryscila Bernardo Kiehl.

Segundo ela, trazer esse tema ao holofote é uma excelente forma de encorajar as instituições. E também de iniciar e a manter em sua rotina uma conversa com pacientes, familiares, cuidadores e colaboradores sobre “O que é realmente importante para você?”.

Em resumo, quer saber um pouco mais de tudo que aconteceu?

Recomendamos algumas conversas transformadoras, por parte de quem já recebeu esse cuidado e por quem faz da narrativa uma constante em sua instituição. Está no feed e no IGTV do Instagram do @planetree_brasil e, também no @hosp_einstein:

 

  • Experiência de uma paciente. Helena Casanova detalha como foi vivenciar a metodologia Planetree no Hospital Israelita Albert Einstein. Também fala de como a sensibilidade por parte de toda equipe e corpo clínico impactaram sua experiência ao longo de toda internação hospitalar.

 

  • Experiência dos colaboradores. Andrea Matheus Basgal, coordenadora Planetree na AACD, explica como o envolvimento por parte da equipe de cuidados se dá no dia a dia. Como isso se reflete tanto, em um ambiente mais próximo e acolhedor para crianças e familiares, quanto para os próprios profissionais.

Compartilhe este artigo