Hospital Sharp Coronado transformou resultados e reputação através do cuidado centrado

5 de abril de 2021

No estado da Califórnia, Estados Unidos, o Hospital Sharp Coronado começou a investigar a jornada de atendimento centrada na pessoa no início dos anos 2000.

PARTE I

Contido por uma localização geográfica remota separada da Grande San Diego por uma ponte, o Sharp Coronado precisou passar por uma transformação significativa para ser visto como um hospital de destino de escolha para pacientes que antes preferiam não viajar para receber atendimento.

O hospital tinha uma visão clara de como seria essa transformação, e chamou a iniciativa de “The Sharp Experience”. A experiência tinha três pilares: satisfação de paciente, colaborador e médico. A implementação dessa visão, no entanto, exigiria pesquisa e esforço organizacional.   A liderança do hospital identificou o Mid-Columbia Medical Center como uma instituição geograficamente isolada que, no entanto, estava prosperando. Eles foram o exemplo perfeito a seguir no caminho de cuidado centrado na pessoa — e a chave para o sucesso do Mid-Columbia foi a implementação da metodologia Planetree.

Com isso, o Sharp Coronado juntou-se a um programa piloto para ajudar a desenvolver critérios de Certificação de Cuidados Centrados em Pessoa — o primeiro passo de uma jornada que levaria o hospital a melhores resultados clínicos, participação de mercado, reputação nacional e satisfação do paciente.

Certificação de Cuidado Centrado na Pessoa

Iniciando o caminho para a excelência

Como em qualquer outro hospital na jornada Planetree, Sharp Coronado começou com uma avaliação. "Uma das melhores coisas que o Planetree oferece é um conjunto novo de olhos de uma parte neutra olhando para suas instalações de todos os ângulos", diz a Dra. Susan Stone, vice-presidente sênior e CEO do hospital. "Os critérios de certificação por si só formam um roteiro para o sucesso. Se você usar esses critérios baseados em evidências, e você não vê a melhoria que você está procurando, os multiplicadores do Planetree ajudam você mostrando como outros hospitais conseguiram fazer."

A Planetree fez recomendações com base na avaliação, incluindo a formação de um conselho consultivo de pacientes, a implementação de um programa de prontuários médicos abertos, a incorporação de cuidados integrativos e a utilização de um programa de certificação de unidades hospitalares para que cada departamento pudesse personalizar suas práticas segundo sua equipe particular, expertise e população de pacientes.

E esse caminho foi só o começo, antes da instituição se tornar um centro de referência em cirurgia ortopédica. Em breve aqui você vai descobrir como o Sharp Coronado conseguiu dar uma guinada quanto aos recursos financeiros.

Onde fica - Hospital Sharp Coronado: 

  • Parte do Sharp Health Care System, em San Diego, California – Estados Unidos.
  • Possui 180 leitos e integram seu time mais de 350 médicos e mais de 650 colaboradores

 

Quer saber como termina? Clique aqui: Parte II.

Compartilhe este artigo